• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Grupo de BPC (Benefício de Prestação Continuada)

             
           O Benefício de Prestação continuada da Assistência Social - BPC foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. 
           O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 
          O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Lebon Régis, através dos profissionais de Psicologia e Serviço Social, visa trabalhar de forma grupal, com os usuários que recebem o BPC, procurando desta forma fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo situações de risco. 
         No grupo do BPC, participam usuários do CRAS que vem recebendo o benefício por meio da Previdência Social, e que apresentam problemas que dificultam o desenvolvimento de suas atividades diárias e, conseqüentemente, estão incapacitadas de atingir seus objetivos de vida, cumprir seus papéis sociais e participar inteiramente da vida. O grupo reúne-se semanalmente com o objetivo de resgatar a auto-estima, promover a socialização, pois muitos usuários acabam isolando-se, atrás de sua própria doença. Desta forma, o trabalho em grupo, auxilia no resgate social, promovendo o bem-estar mental. 
          No grupo, também são feitos encaminhamentos para a rede de serviços (saúde, educação, cultura, entre outros) existentes no município. Os usuários recebem também orientação, quanto a questões de saúde e bem estar social. O grupo participa de atividades diversas, assim como jogos educativos, vídeos motivacionais, e demais dinâmicas sempre com intuito de resgatar a auto-estima e integrar os usuários à sociedade.

Fotos:









0 comentários:

Postar um comentário